Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação
Exibir Menu Menu

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Últimas Notícias

Estudantes participam da Avaliação Nacional da Alfabetização em novembro

Será aplicada a todos os alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental, entre os próximos dias 11 e 21 de novembro, a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). Inserida no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, a avaliação tem como principal objetivo contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e para a redução das desigualdades no ciclo de alfabetização, sendo sua aplicação e correção realizadas anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

 

A ANA contemplará a avaliação de cinco eixos (infraestrutura, formação de professores, gestão, organização do trabalho pedagógico e desempenho) e será realizada em dois momentos. No primeiro, serão disponibilizados questionários contextuais, que serão respondidos via on-line pelos professores das turmas avaliadas e diretores de escolas. No segundo, serão aplicados testes de desempenho para aferir a alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização Matemática dos alunos que estão cursando o 3º ano do ensino fundamental.

Os testes têm como base uma Matriz de Referência que contempla os conhecimentos básicos para esse nível de ensino. Os testes de Língua Portuguesa são compostos por 17 questões de múltipla escolha e 3 questões de escrita; e os testes de Matemática são compostos por 20 questões de múltipla escolha. Metade da turma avaliada responderá as questões de Língua Portuguesa e a outra metade responderá as questões de Matemática. Todos responderão os itens de escrita.

Os questionários contextuais poderão ser respondidos no seguinte endereço eletrônico, a partir de novembro: faeb.inep.gov.br/faeb/. Para outras informações acesse o site: http://portal.inep.gov.br/web/saeb/ana